Números atualizados da Covid-19

As últimas atualizações sobre a pandemia do Covid-19

há mais de 2 anos

Importância do eSocial para a sua empresa

O eSocial é uma ferramenta digital desenvolvida pelo Governo Federal para trazer mais facilidade ao dia a dia das empresas. O programa coleta e armazena informações a respeito do que acontece no ambiente de trabalho (ou em momentos relacionados) com os trabalhadores. Os dados são salvos no chamado Ambiente Nacional e podem ser acessados por órgãos interessados.

Em 2018 o eSocial se tornou obrigatório e, atualmente, é a melhor forma de garantir que uma empresa esteja devidamente regularizada. No entanto, você sabe por quais motivos a sua empresa deve ter o eSocial em dia?

Confira a seguir:

Visibilidade Fisco

Com a regularização do eSocial, sua empresa se torna bem vista pelo Fisco e, consequentemente, as tributações relacionadas a ela se tornam menos pesadas e mais agradáveis ao seu bolso.

Controle fiscal

Inclusive, manter essa regularização possibilita que você e os responsáveis internos tenham maior controle sobre as notas fiscais relacionadas ao andamento das atividades da empresa.

Departamento Jurídico em ordem

Com o eSocial em dia você tem total noção do que aconteceu e acontece com seus colaboradores. Dessa forma, evita imprevistos judiciais e consegue auxiliar os trabalhadores na hora certa, sem recorrer ao Departamento Jurídico no último segundo.

Padronização

O eSocial possibilita que toda a catalogação de débitos fiscais e dos acontecimentos internos sigam um padrão pré-determinado e de fácil repetição. Isso permite que o Departamento Pessoal da sua empresa e os responsáveis do Governo Federal consigam realizar análises, transformando os dados em ações.

Automatização

Antes do eSocial, todas as análises e armazenamento de dados eram feitos de forma manual, dentro da própria empresa. Com o desenvolvimento do sistema digital, houve uma economia de tempo, trazendo mais praticidade ao cotidiano dos colaboradores e permitindo que os estudos sejam precisos.

Melhora na gestão

Com os dados armazenados de forma padronizada, os responsáveis desenvolvem planos de ações ainda mais claro para mitigar riscos e melhorar a gestão de pessoas. Com o tempo, novas práticas podem ser adotadas tendo como base esse sistema e auxiliando na gestão fiscal.

Conectado a órgãos governamentais

Alguns órgãos governamentais também utilizam os dados disponibilizados no eSocial para determinação documental interna. São eles: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), MTE (Ministério do Trabalho e Previdência), Ministério da Fazenda, RFB (Receita Federal do Brasil), MPS (Medidas Provisórias) e CEF (Caixa Econômica Federal).

Dessa forma, as informações influenciam na regularização fiscal, previdenciária e tributária de sua empresa e, consequentemente, de seus funcionários.

Impedir autuação

Ter um eSocial em dia e regularizado impede que sua empresa seja autuada. Você conseguirá provar que todas as questões foram devidamente desenvolvidas e que os dados estão corretos, evitando que autuações sejam delegadas a você.

 

O eSocial é indispensável para o desenvolvimento correto das decisões e ações tomadas internamente. Além disso, também é o responsável pela apresentação positiva de sua empresa perante os órgãos oficiais do governo. 

Precisa de ajuda com o eSocial? Então, entre em contato com a Reque SST e tenha agora mesmo a solução que precisa.

Clientes

Parceiros que acreditam e confiam no nosso trabalho

Clientes

Entre em contato

Envie uma mensagem para nós

Doctors