Números atualizados da Covid-19

As últimas atualizações sobre a pandemia do Covid-19

há mais de 2 anos

Conheça os riscos ergonômicos presentes em um ambiente de trabalho

Quando falamos sobre saúde e segurança do trabalho, é comum associarmos os cuidados maiores a atividades que expõe o colaborador a algum risco relacionado à sua área. Apesar dessa premissa não estar de toda errada – já que de fato quanto mais risco o colaborador é exposto mais cuidado deve ter – não podemos negligenciar os riscos que um trabalho de escritório também oferece.

Seja na empresa ou no home-office, o ambiente laboral pode causar diversas doenças, principalmente Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ocasionados por passar horas por dia fazendo movimentos repetitivos e/ou sentado/de pé em uma mesma posição. No conteúdo de hoje gostaríamos de reforçar alguns dos principais riscos ergonômicos relacionados à atividade laboral.

Má postura

Um dos principais motivos de problemas ergonômicos, que inclusive se intensificou durante o período de pandemia e home-office, é trabalhar em uma postura inadequada. Quando de pé, o ambiente de trabalho deve oferecer aos colaboradores uma configuração personalizada, de acordo com a altura, para que eles possam realizar suas tarefas de forma segura.

Quando o trabalho é realizado sentado, é imprescindível que a empresa siga as orientações recomendadas pelo Ministério do Trabalho, oferecendo móveis ortopédicos adequados à ocupação, disponibilizando também acessórios adicionais caso necessário. A longo prazo uma postura inadequada pode causar o enfraquecimento de diversas regiões do corpo, comprometendo a mobilidade do colaborador.

Iluminação inadequada

Podendo ocasionar problemas diretamente ligados à visão, uma iluminação inadequada afeta também a postura, já que o colaborador pode querer se afastar ou aproximar da tela para enxergar melhor. Além da visão, uma má iluminação ou um ambiente muito escuro, favorece a um maior estresse, já que também pode causar dores de cabeça. O ideal é encontrar uma iluminação que ofereça esse equilíbrio, principalmente para pessoas que já trabalham com telas e provavelmente já tem a visão comprometida.

Movimentos repetitivos

Doença ocupacional que ficou bastante conhecida nos últimos tempos, a LER ou Lesão por Esforço Repetitivo acabou ganhando destaque pelo significativo aumento de trabalhos com computadores e mouses. Apesar de parecerem inofensivos, estes movimentos repetitivos a longo prazo podem causar alguns processos inflamatórios, bem como, uma fraqueza muscular. Muito associado com os movimentos de dedos e punho feitos em um trabalho de escritório, a LER também pode acontecer em diferentes ocupações.

 

São vários os riscos relacionados a ergonomia do trabalho, além dos que citamos acima existem alguns fatores que quando não são os causadores diretos destes problemas podem potencializar. Como problemas psicológicos relacionados à saúde do ambiente e convívio de trabalho. Um ambiente tóxico, em que o colaborador é exposto a um constante estresse, humilhação, sobrecarga, pressão, problemas de equipe ou até mesmo abuso de autoridade, podem fazer com que estes incômodos ergonômicos se tornem ainda mais graves.

Da mesma maneira que jornadas de trabalho prolongadas, fazendo as mesmas atividades podem causar o mesmo efeito, sendo considerado um perigo para a saúde do colaborador.

 

Prevista em lei regida pela NR 17, com o objetivo de reduzir os riscos ergonômicos é importante que a empresa esteja atenta e cumpra os principais pontos. Ao seguir a Norma Regulamentadora, você encontra os parâmetros mais seguros para um ambiente de trabalho saudável, como a iluminação considerada correta e a ergonomia ideal para os móveis.

 

Além disso, a empresa pode disponibilizar alguns acessórios que auxiliam a aliviar a repetição de movimentos e a posição em que o trabalhador precisa ficar durante o expediente. Outra opção é reservar horários ou dias específicos para a ginástica laboral, promovendo exercícios que ajudem a fortalecer as articulações e evitam o desgaste a longo prazo.

Clientes

Parceiros que acreditam e confiam no nosso trabalho

Clientes

Entre em contato

Envie uma mensagem para nós

Doctors